A principal casa de espetáculos do Maranhão abre suas portas para o maior evento das artes cênicas do Estado. Os espetáculos se iniciam dia 22 de março no Teatro Arthur Azevedo (TAA) e percorrem também durante toda a semana outros espaços públicos como o Teatro Alcione Nazareth, o Teatro João do Vale, o Circo da Cidade, as Praças e as sedes de grupos teatrais. É o grande intercambio cultural entre os artistas maranhenses e os do Brasil inteiro nas suas mais variadas linguagens e estilos.
No Teatro Arthur Azevedo o público encontrará o cantinho do escritor, com livros de vários dramaturgos maranhenses e também lançamento de obras teatrais. As inscrições dos cursos serão gratuitas e realizadas no TAA, com vagas limitadas e tendo em 2010 oficinas com duração de 15 dias. Alguns cursos já confirmados: Lambe-Lambe (SC), Cascatas Acrobáticas (PB), Perna de Pau (RJ), Treinamento de Viewpoints (RJ), Direção Cênica e Maquiagem Teatral.
Espetáculos inscritos para a mostra: A mulher do Trem, do Grupo Os fofos encenam (prêmio de melhor espetáculo de 2009 pela CPT), Traição, da Cia Duplô (RJ), De malas prontas, da Cia. Pé de Vento Teatro (SC), Abajur Lilás, do Grupo Imagens de Teatro(CE), Seios, da Cia Satélite (RJ), Lambe Lambe in Tchekov, dos Anjos da Noite Cia. de Teatro (SC) e muitos outros.
Os espetáculos locais fazem um capítulo a parte. Neste ano a semana contará com uma seleção especial de Teatro de Rua e peças de categoria Projeto Social. Aqui alguns espetáculos inscritos: O baile das Lavadeiras (Grupo Teatro Dança), A mulher ambulante (Pés de Fulô), Entre Laços (Pequena Companhia de Teatro), Bussos etc e tal (Colun Vox), Duas Cenas (Cia. de Teatro Vitrine), As Cores de Frida, espetáculo de Teatro-dança (Núcleo Atmosfera de Dança), João e Maria (Tramando Teatro), ABC da Cultura Maranhense (Cena Aberta), História de todos os dias (Cia. Chegança), Carroça é nossa (Xama Teatro), Encontros Improváveis (Núcleo de investigação teatral fósforo), O homem do cubo de gelo (Núcleo Pesquisas Teatrais Rascunhos) Tapete Criações Cênicas e vários outros.
E não podemos esquecer do cortejo, a grande festa de rua onde os artistas fantasiados, de todas as companhias, se encontram para um brinde ao deus grego Dioniso, o pai do teatro.
Na segunda semana de abril, ainda fazendo parte das comemorações do Dia Mundial do Teatro (27 de março), 10 cidades maranhenses farão parte da caravana teatral, recebendo um espetáculo adulto, um infantil e uma oficina, tudo com entrada franca.
A organização da V Semana do Teatro no Maranhão é de responsabilidade da Comissão Artística do TAA, segmento teatro que tem a frente o arte-educador e professor do IFMA (Alcântara): Armando Veras e Michelle Cabral, diretora e professora da UFMA e os produtores convidados, também artistas cênicos: Cássia Pires, Alex Santos, Tourinho, Josué da Luz, Lauande Aires e Nilce Braga.
Edilson Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário