sábado, 27 de março de 2010

HISTÓRICO DA CIA MISTURA


Companhia Mistura Artes e Produções.

Animações em aniversários, promovendo entretenimento com atores e bonecos ao público, em especial às crianças. Esta era a atividade principal do grupo Mistura, uma companhia mambembe, surgida na década de 80, no município de Arari, localizado a 165 klm de distância da capital do Estado do Maranhão, São Luis.

Com um ideal futurista, visando sobretudo a expresão da arte e cultura no municipio e adjacências, o grupo Mistura, liderado pelo teatrólogo Bill de Jesus passou a agrupar em suas atividades a dança, literatura e música, além do teatro. Mudou-se de nomeação no ano de 2003 para Companhia Mistura Artes e Produções.

Inserindo jovens em seus projetos desenvolvidos nas escolas, no intuito de valoriza-lo além de retira-lo das ruas e da ociosidade. A Companhia Mistura Artes e Produções, conta atualmente com vinte componentes fixos que atuam nos departamentos de Dança, Teatro, Música , Artes Pláscicas e Literatura, promovendo assim cultura no múnicipio.

O carnaval também é uma atividade fomentada pela Cia Mistura que produz um bloco denominado “Mistura” que valoriza as tradições locais, mas os espetáculos teatrais são os eventos de maior expressão da Cia.

A Cia é a realizadora do maior espetáculo teatral de rua da Baixada Maranhense, (paixão de Cristo), que é representada no entardecer da sexta-feira santa, é uma iniciativa grandiosa já que reúne não só o grupo, mas a comunidade em geral, tanto no corpo de atores quanto a multidão que nos acompanha a cada apresentação.

Apesar das dificuldades enfrentadas, já que nem sempre o grupo dispõe de recursos, conseguimos nos sobressair por onde se apresenta, e essa afirmação fica evidente com os resultados obtidos nos festivais que a mesma participou.
O título de melhor atriz foi para Maristela Lopes, por seu desempenho no espetáculo “A vaca lelé” apresentado no IV Festival Maranhense de Teatro Estudantil, ocorrido em Setembro de 2002, em São Luis.E melhor ator para Sandro Oliveira, pelo desempenho no espetáculo “ Noivado das Melancias na Roça de D. cabaça” ocorrido em Setembro de 2003 em São Luis.
Segundo melhor espetáculo e melhor figurino para “Tempo de Espera” apresentado no Festival Maranhense de Teatro, realizado em São Luis em 2005.

Além da estréia da Banda Mistura no carnaval de 2009, estamos produzindo o espetáculo “ Cortejo da Paixão Segundo Nós” para a semana santa, além de diversas articulações no meio social, tais como a participação na criação do Fórum Municipal de Cultura e Fórum da Juventude, acreditando na importância de participar dos processos de transformação social.

Por: Edilson Coelho.

Fonte: http://arariagencia.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário