quinta-feira, 3 de junho de 2010

-MEDÉIA- "QUANDO A PAIXÃO É MAIOR QUE A RAZÃO"

Espetáculo de teatro que teve a direção do professor e teatrologo Neudson Penha. O espetáculo nasceu de um trabalho de pesquisa de textos dos alunos do PFAC/TEATRO(Programa de Formação em Arte e Cultura/Teatro) de Arari-MA.
O mesmo foi apresentado no I FESTIVAL DE FUTEBOL DE RUA em São Luis-MA, no Teatro Alcione Nazaré,e no AMERICAN FLAT RESIDENCE também em São Luis no V ENCONTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE, e no I FESTIVAL DE TEATRO E DANÇA DA JUVENTUDE-A BAIXADA É O CENÁRIO.
Após estas apresentações o espetáculo teve um grande respaldo na Capital maranhense e no interior do Estado, peincipalmente na Baixada maranhense onde o PFAC/TEATRO existia, que compreendia 10 municípios da Baixada.

-MEDÉIA-
QUANDO A PAIXÃO É MAIOR QUE A RAZÃO

Medéia foi escrita pelo dramaturgo grego Eurípedes a 431 a.c e tem como enredo o tom trágico peimcipal, o ódio desmedido em que se transforma o amor de Medéia por Jasão quando este a troca pela filha do rei Creonte, de Colcos. O ódio aumenta ainda mais quando Creonte com receio deser alvo das artimanhas de Medéia- a mesma é exímia conhecedora de feitiços, encantaria e venenos- a expulsa de Colcos, juntamente com seus dois filhos.

Medéia resolve se vingar do marido adúltero, mesmo que tenha que recorrer a um dos maiores crimes da humanidade, o infanticídio – Medéia matará seus dois filhos...

Medéia – Quando a paixão é maior que a razão- é o experimento cênico que o grupo de jovens do Programa de Formação em Arte e Cultura-Teatro da cidade de Arari desenvolve a partir do texto Madéia, de Eurípedes, enfocando as angustias da personagem central em seu conturbado contexto de memória.

O infanticídio já ocorreu e para Madéia só basta lembra-lo.Envolta por seus fantasmas em um mundo desconstruido, ela o reconstruirá a partir de seu sofrimento, episódio por episódio, levando o público a participar de todo o processo.

Não nos cabe julgar Medéia e sim passear por um texto clássico que permitiu aos jovens-atores trabalhar na perspectiva de análise, construção e reconstrução, aproximando-os de temáticas como; paixão, razão, emoção,limites, perspectivas, tempo, corporalidade, sistematização, escolhas e decisões.

O espaço cênico diminuto e introspecto é compartilhado com o público que esta dentro da ação, permitindo além da quebra da relação estática que o espaço tradicional(palco italiano)impõe, a ruptura com o posicionameento positivo de quem assiste, possibilitando intervenções e uma participação mais ativa.
O público é convidado a esta envolto, penetrar e quebrar o efeito do real, pois nao pode haver mais mistério na estrutura da linguagem cênica . Tudo acontece aos seus olhos e nos mais deversos ângulos.
O gestual dos jovens-atores é produto de processo de pesquisa onde evidencia a execução de formas corporais ora estranhas ao cotidiano, ora semelhantes, proporcionando possibilidades e questionamentos diversos.

No cenário nu, apenas cadeiras como objeto cênico principa. O poder expressivo do coletivo deste objeto está no redirecionamento de sua função e no jogo de intervenções que a relação jovem-ator-espaço-objeto-público proporciona.


Encenação: Neudson Penha
Coreogrefia e caracterização: Produção coletiva
Elenco: Jovens de Arari

1.JOSIANE NUNES DA GRAÇA
2.LIVIA MARIA NUNES DA GRAÇA
3.KARLISON GUILHERME SOUSA FERNANDES
4.KATIANE LOPES
5.RAIMUNDO LELIS PESTANA
6.THAISA DE JESUS SOUSA
7.EDILSON COELHO MARTINS
8.AILTON BARROS
9.THAITALLO CAMPELO


Obs: Na apresentação do AMERICAN FLAT RESIDENCE a atriz Thaisa Sousa não apresentou, suprindo seu lugar o ator Thaitallo Campelo.

VEJA ALGUMAS FOTOS














Por: Edilson Coelho.

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