quarta-feira, 20 de março de 2013

ESTAÇÃO CONHECIMENTO REALIZA CARAVANAS DE ARTE-CULTURA

Desde o mês de abril do ano passado, a Estação Conhecimento de Arari vem realizando ações do Projeto Arte-Cultura, na sede e em várias comunidades da zona rural arariense, além de atividades no próprio Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico. Por meio de cursos ministrados pelo Instituto Formação, o projeto trabalha com produção Cultural, Comunicação e Arte.
Também são realizadas ações periódicas de aplicação e partilha de produção dos participantes. Nesse contexto é que foram realizadas, nos dias 1ª e 2 de março, atividades no Bairro Cruzeiro e na comunidade de Moitas, a 8ª e 9ª Caravana de Arte-Cultura e a 4ª e 5ª Feira Cultural.
Ambos os eventos foram marcados por exposição fotográfica e de artesanato, exibição de animação, modelagem em massa, brincadeiras de roda, exibição de vídeos de identificação de talentos locais, apresentação cênica e musical. Os eventos do projeto são marcados também pela reaplicação dos conteúdos aprendidos pelos alunos.
São repassadas aos alunos noções de produção em cada um dos cursos. Em Produção Cultural, são trabalhados elaboração de projeto, organização de eventos e identificação de talentos nas comunidades. Em Comunicação, são ensinadas noções de vídeo, fotografia, animação, rádio e textos jornalísticos. Em Arte, são desenvolvidas habilidade em teatro, música e dança.
A coordenadora, Rosinha Almeida, comentou a iniciativa: “O projeto tem sido de grande valia tanto para a Estação como para os participantes, assim como para as comunidades. Os jovens e adolescentes se envolveram com muita motivação e compromisso e as comunidades e bairros têm recebido bem a proposta” – festejou ela.
A iniciativa beneficia 90 jovens e adolescentes, na faixa etária entre 15 e 25 anos e já desenvolveu atividades na sede e nos povoados Bubasa, Bamburral, Pimental, Morada Nova, Jabuti, Trizidela, Capoeira Grande, Muquila, Mata e Moitas. Após 10 meses de cursos e ações nas comunidades, o projeto será encerrado nos dias 22 e 23 de março, na Casa do Professor e na Praça do Folclore.
 
Fonte:http://www.arari.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário